quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Derrotas

Não há momento mais chato que uma derrota.

Momento em que perdi o penalti que seria o do título. Eu estava confiante que faria o gol.
Felizmente, depois a equipe adversária errou novamente e @lhp_victor concretizou a vitória.


Aos que me conhecem, não, nao me refiro ao futebol. Bom, não apenas a ele. Mas sim a todos os tipos de derrota.

Desde ficar de DP em alguma matéria na faculdade, perder um campeonato escolar, ser reprovado num vestibular, prometer fazer alguma coisa e não conseguir cumprir, tomar um fora da pessoa amada, etc e tal.


Mas há dois tipos de derrota que são mais dolorosas:

A que voce tinha certeza de que ia vencer, mas perde. Essa é triste por que voce já vai preparado pra vitória, as chances estão todas ao seu favor e involuntariamente, talvez, voce cria uma expectativa de vitória, que gera a ansiedade e consequentemente um otimismo.

E ai voce perde. Falha. E sempre vem um imbecil dizendo que voce foi confiante de mais, como se isso ajudasse alguma coisa.




Mas a que mais dói é aquela que alguem especial aguardava a sua vitória, mas voce a decepciona, sendo derrotado. A pessoa torce por você, te incentiva, te da palavras de apoio e carinho. Diz pra voce se esforçar que tudo dará certo.

E aí vem a derrota.

E você sequer tem cara pra encarar a pessoa que tanto te apoiou. Como se ao falhar, voce falhasse com a pessoa. E fica se perguntando se não se esforçou o suficiente. Esse tipo de derrota me incomoda muito.





Encarar uma derrota não é fácil. , Eu particularmente me preocupo muito com elas, e as evito ao máximo, procurando sistematicamente bolar um plano de ação minuncioso para não haver chance de derrota.

Talvez por isso eu tenha dificuldade em me aproximar de novas garotas. Mas isso é outro assunto, a ser tratado em um post futuro.

Mas mesmo assim, elas acontecem. Por mais que você se planeje, elas vêm. E não tem escapatória, qualquer pessoa no mundo vai mais perder do que ganhar.

Eu sou prova viva disso, pois como disse sempre me planejo ao maximo, e quase sempre, perco.

A grande questão é como encara-las. Se voce vai aprender a usa-las ao seu favor, aprendendo com elas, ou se vai simplesmente aceitar a derrota e abaixar a cabeça.

Posso garantir a voces, a segunda alternativa não funciona.
A primeira, eu aprendi a usar no meu time de futebol que foi criado na faculdade:

Em 2007 - Quarto lugar e deboches alheios.
Em 2008 - Vice-Campeão, e mais deboche
Em 2009 - Vice-Campeão Invicto, e ja viramos piada da faculdade.
Em 2010 - Campeão Invicto. E calamos uns babacas.

Derrotas vem. Provalmente em sequencia.
Mas a cada derrota, aumentamos nossa chance de vitoria, se aprendermos com elas.

Pelo menos no futebol funcionou. Na vida e no dia a dia, eu vou testar ainda, mas acho que vai dar certo.

Vale a famosa frase:

"Mais vale a lágrima de uma derrota do que a vergonha de não ter lutado"

Um comentário:

  1. Gosto muito que digas: EU VOU TESTAR AINDA, mas desejo mesmo que tu ponha as palavras em prática de verdade, pra ontem!
    Enfim... te adoro muito! bjs
    obs: postei no post de mentiras.

    ResponderExcluir