sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Casamento - Opinião

Antes de iniciar o texto opinativo, gostaria de ressaltar duas coisas para que entendam a minha opinião que pode ser contrária ao do leitor.

Primeiro, sou solteiro e tenho apenas 21 anos. Portanto, a opinião é de alguem tecnicamente inexperiente no assunto.

Segundo, meus pais são separados; Portanto,  a opinião é de alguem que já viu casamentos darem certo, mas que na infância, sofreu com a separação dos proprios pais, e assim tem uma certa "desilusão" quanto ao assunto.



Eu costumo brincar, com amigos, que não quero me casar. Que viverei solteiro pra sempre. Que casamento é chato. Tão chato que só vou no meu, isso se não puder faze-lo por procuração.

É uma das minhas mentiras.

Eu quero muito me casar, ter filhos e viver ao lado de uma esposa, para ama-la, aceita-la, respeita-la, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença até que a morte nos separe, se é que vai nos separar.

Porém, eu vi de perto um casamento que parecia perfeito se desmoronar. Meus pais, são separados, e o fizeram quando eu tinha 12 anos. Não que isso tenha sido muito traumático, meu pai e minha mãe se dão muito bem até hoje, bons amigos.



Mas, a família que eu cresci acreditando que era perfeita, caiu. Portanto, eu tenho muita cautela ao falar sobre casamento, exceto é claro, quando estou brincando.

Falando sério aqui, o meu ideal de casamento é bem especifico.

A pré-condição do casamento, todos devem ter é claro, o amor recíproco. O casal não apenas apaixonado, mas amando, realmente, um ao outro.

Mas penso que devemos começar com o noivo e a noiva tendo uma vida estável.  Por exemplo, com pelo menos um curso superior completado, emprego fixo, grandes dividas (como um carro) quitadas, entre outros detalhes.



Digo isso, pois ao iniciar um casamento com problemas pessoais não deve ser muito agradavel.

Partindo do principio que temos de passar a viver uma vida a dois, e deixar um pouco de lado aquilo que você era antes justamente para se dedicar a sua nova vida, quer dizer que sobrará menos tempo pra se dedicar a você e aos seus problemas.

Fazer uma faculdade, quitar um carro, procurar um emprego pode ficar muito mais complicado durante o casamento. Isso por que eu nem citei ainda a questão de ter filhos.

Claro que isso nem sempre é seguido.

Pra ter uma ideia, tenho 4 ex-namoradas. Todas mais novas que eu. Todas, agora, casadas. Lembrando, eu tenho 21 anos, então elas estão casadas aos 20. Deve ser um aperto e tanto. Mas elas estão felizes(ou aparentavam, da ultima vez que as vi) .




Mas convenhamos, como construir uma nova casa para o casal, se voce ja entra no casamento pagando as 48 parcelas restantes de 600 reais no seu belo carro? Pesado né?

Claro, não há uma formula perfeita pro casamento. Alguns, podem me dizer que sou muito sistemático. Que só penso na economia, no dinheiro. Não é bem isso.

Acho realmente bacana, casais que se apaixonam e começam uma vida a dois. Uma nova experiencia para o casal. Se der tudo certo, e torço pra isso, parabéns.

Mas a questão financeira(com dividas pré e pós casamento unidas), academica (tentando fazer uma faculdade), e profissional (caçando um emprego) durante o casamento podem ser estressantes.



E esse estresse, gerara dores de cabeça, e sem percebermos pode consumir aos poucos o casamento. E ai vem tudo abaixo.

Por isso digo, vamos nos casar? Pode ser.

Mas muita calma nessa hora, por que primeiro, temos que nos livrar de problemas de solteiro antes. Ou eles virão junto para o casamento.

Um comentário: