segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Aqueles falsos ingressantes das faculdades publicas

Epoca de matrículas em diversas faculdades públicas em todo o Brasil. Com sistemas como o Sisu e até mesmo vestibulares de diversas fatecs e universidades federais a quantidade de vagas oferecidas é a maior desde que eu me conheço por gente. Esse é o lado bom da história.

O outro lado mostra um sistema ineficiente do aproveitamento dessas vagas. Vagas essas que por serem publicas se tornam gastos do nosso dinheiro que é dado ao governo por meio de.impostos e taxas.

O sistema publico de ensino permite a brasileiros se inscreverem, matricularem , cursarem gratuitamente diversos cursos de graduaçao tecnologica, licenciatura e bacharelado, sem nenhum custo. Mas permite ao mesmo tempo a desistência do curso, reprovaçoes e nao cobra do mal aluno o investimento feito nele.

Isso faz com que vagabundos entrem nas faculdades sem aproveitar a oportunidade que lhe é dada com o.nosso dinheiro. Pode até ser que este tenha entrado no lugar de alguem que realmente gostaria de cursar e aprender uma profissao. E os sistemas do sisu e do prouni acabam incentivando isso. 

Supondo um aluno aspirante a medicina que tenha uma nota de 800 pontos no enem tente entrar em uma determinada faculdade.

Checando as notas de corte ele.percebe que no ultimo dia sua nota ja nao e suficiente para ser selecionado em primeira chamada. E ai ele troca pra enfermagem, que nao é tao concorrido quanto medicina, apenas para garantir a aprovaçao em algo.

La pro segundo semestre de curso esse aluno resolve tentar medicina de novo e dessa vez consegue. É certo que o cara vai largar enfermagem.

Alguns dirão que isso é normal e que a pessoa so esta pensando na carreira dela.

Duas perguntas:


- E o investimento do governo que forneceu recursos para ele desperdiçar em dois semestres de enfermagem?

- E o outro aluno que realmente queria fazer enfermagem e perdeu a vaga no ultimo dia graças aquele q trocou de curso?

Na minha opinião a pessoa que desiste de um curso publico, ou reprova por faltas ou mesmo por desinteresse, ou ainda por incompatibilidade com o curso, deveria pagar pelo erro de se inscrever em algo que não lhe interessa. Seja pagando de maneira penal, na cadeia, seja pagando materialmente, para o governo, restituindo tudo aquilo que foi investido nele.

Senão, pagar civilmente, pelos danos morais e materiais daqueles que ficaram na lista de espera por conta deste que nem aproveita o curso ter entrado.

O sistema tem que ser mudado, para evitar esse tipo de coisa. Mas o fato é que é a má conduta dos estudantes que não aproveitam seus estudos em faculdades publicas.

Então caro estudante, se voce pretende entrar em algum curso publico, e conseguir, meus parabens. Espero que abrace isso, porque é o meu dinheiro que ta indo no seu investimento. E contribua de alguma maneira com a sociedade com seu curso. Não desista, evite reprovações a toa, como por não estudar ou por faltas.

Ou não pesa na sua consciencia o fato que alguem que realmente precisa do curso está fora dele porque voce queria apenas ter a mensagem de "aprovado" em um curso que voce nem aproveitará?

Pensem nisso.


Epilogo:


Eu estou na lista de espera para a segunda chamada de ADS na IFSP pelo SISU. Meu irmão esta em 4º lugar na segunda chamada pra FATEC. Estamos esperando nossa chance. Se acontecer, vou abraçar com tudo esse curso.

E minha namorada, Ariane, passou na Fatec, e numa atitude muito legal, desistiu da vaga no ProUni, retirando sua inscrição, permitindo que alguem que não estava dentro pegasse a sua vaga.

Espero que essa pessoa tambem aproveite a oportunidade.

2 comentários:

  1. Concordo com isso aí, deviam assinar um contrato, em que, o aluno matriculado deve ficar 'n' meses antes de largar o curso em questao, caso descumprisse, não poderia participar da proxima selecão, e ate mesmo pagar multa por isso...é o que escolas de idiomas e afins fazem.

    Outra coisa é que, do meu ponto de vista, o Sisu e ProUni deveriam ser aplicados aos mais desprovidos, que não tem condições de pagar uma faculdade, condução e meteriais didaticos, e o que se vê, são 'filhinhos de papai' com bolsa integral cursando por ai, através da minha irmã que ja é formada, soube de pelo menos 3 pessoas da turma dela que 'forjaram' documentos para conseguir a bolsa..."É uma palhaçada, me ajuda aí meu!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com o seu ponto de vista.Além do próprio Prouni e do Sisu isso também ocorre nas instituições Centro Paula Souza(Etecs e Fatecs).O melhor modo de contornar esse tipo de situação seria a formulação de uma clausulá no momento em que os interessados se cadastram para o curso desejado e,que,se por acaso o aluno descumprir essa clausulá,deverá prestar contas com a justiça.Acho também que seria mais justo aplicar o Sisu somente para os mais desprovidos mas como se trata de instituições públicas isso seria inviável.

    ResponderExcluir